As ferramentas digitais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Elas facilitam a comunicação, deixam o dia a dia mais prático e nos auxiliam com as tarefas. No ambiente escolar não é diferente, pois com alunos cada vez mais conectados ao mundo digital, os aplicativos para professores passam a ser ótimas ferramentas para gerar um maior engajamento dos alunos e aumentar a interação com os alunos.

As aulas precisam manter os alunos focados, e com o avanço tecnológico, os jovens necessitam de outras maneiras de absorver o conhecimento em sala de aula.

Neste post, vamos listar os 5 melhores aplicativos que podem adicionar mais variedade às suas aulas, tornando a experiência da aprendizagem mais eficiente. Confira!

1. Kahoot

Este aplicativo oferece um jogo divertido de aprendizagem para os alunos. Com ele, você cria diversas perguntas de múltipla escolha relacionadas com o tópico desejado. Além disso, você ainda pode adicionar vídeos ou imagens às suas perguntas, incentivando um envolvimento mais participativo dos alunos.

Os alunos participam do jogo e isso facilita para os professores, pois mantém os alunos motivados e os resultados são exibidos em tempo real.

2. Office Lens

Este aplicativo transforma o seu celular em um scanner de bolso. Ele permite que você digitalize os seus documentos, quadros e fotos facilmente, além de permitir enviá-los para a nuvem do Dropbox ou OneDrive.

É possível converter a imagem para documentos do PowerPoint, Word e PDF. Uma característica útil é que você pode registrar esboços, equações, desenhos e imagens sem texto.

3. Canva.com

O canva é uma ferramenta de criação de conteúdos gráficos que é muito útil para quem não domina os softwares de edição como o Photoshop. Ele permite a criação de conteúdos visuais bastante atrativos sem precisar ter conhecimento na área do design.

Assim, com a funcionalidade de arrastar e largar, podem ser criados apresentações, posters, documentos de uma página e imagens de impacto para compartilhar nas redes sociais da escola.

4. Microsoft Sway

Este aplicativo permite a criação de apresentações online, projetos e materiais de aula interativo de maneira prática e rápida. Ele é adaptado a diversos dispositivos, como smartphones e tablets. Além de textos e imagens, é possível incluir em suas publicações arquivos no OneDrive, vídeos do YouTube, entre outros.

Ademais, você pode criar uma coleção digital dos trabalhos dos alunos que possa documentar o progresso do aprendizado.

5. Microsoft Whiteboard

Microsoft Whiteboard transforma o tablet em uma lousa digital, no qual o professor pode criar uma aula de forma interativa, utilizando figuras, cores, desenho e gravar um áudio com a explicação.

Além do mais, ele não tem nenhuma limitação de número de celulares. Logo, é possível conectar o seu telefone e exibir os recursos de ensino, e os alunos podem, ao mesmo tempo, exibir seus trabalhos em seus celulares para toda a turma.

tecnologia deve ser considerada uma aliada no processo educacional. Os aplicativos para professores podem promover a integração da comunidade escolar e trazer facilidade no trabalho do docente. Além disso, a tecnologia ajuda o professor a se aproximar dos alunos, conquistando sua atenção e desenvolvendo aulas mais interativas e dinâmicas.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então confira a tecnologia na educação: conheça as principais tendências para os próximos anos!