Os ambientes inteligentes são aqueles que possibilitam a interação entre o digital e o espaço real por meio de variados recursos tecnológicos, mesclando os dois universos.

Esse avanço da nossa realidade pode ocorrer de diferentes formas, desde a educação usando a tecnologia no ambiente escolar para facilitar o aprendizado até tornar mais fáceis as atividades comuns do dia a dia, como preparar o café da manhã, ligar a televisão ou escolher roupas.

Continue a leitura e entenda como a evolução da tecnologia vem contribuindo para as mudanças no sistema de ensino!

Quais novidades a transformação digital oferece para a educação?

O resultado da transformação digital no sistema educacional foi instantâneo, trazendo novas possibilidades para esse segmento durante a pandemia que, possivelmente, permanecerão no decorrer dos anos. Entenda algumas delas!

Tarefas em ferramentas compartilhadas

Todos os alunos podem ter acesso a documentos e arquivos compartilhados pelos professores e colegas. Algumas soluções ainda possibilitam a alteração colaborativa, facilitando os trabalhos em grupo.

Dessa forma, é possível desenvolver o ensino sem a necessidade de encaminhar materiais impressos. Essa é uma opção muito boa para as escolas, pois une os ensinos presencial e remoto, estimulando a interação entre os estudantes.

Ambientes virtuais de ensino

Os meios virtuais de aprendizagem são uma tendência da evolução digital na educação, já que são espaços que complementam o ensino presencial, trazendo recursos diferenciados para os estudantes.

Por meio deles, é possível misturar os ensinos on-line e off-line com aulas virtuais e presenciais, possibilitando a interação entre os estudantes.

Plataformas para aulas on-line

Com a necessidade do confinamento social, as ferramentas para aulas on-line se tornaram importantes para as escolas durante a pandemia. Já que as aulas não podem acontecer no ambiente presencial, foi inevitável recorrer à tecnologia para cumprir o cronograma diário.

Essas plataformas possibilitam que os professores apresentem as aulas em vídeo, gravado ou ao vivo. Algumas facilitam a comunicação direta com os alunos, garantindo dinamismo ao ensino.

Qual é a importância dos ambientes inteligentes para a educação?

Entre os principais benefícios dos ambientes inteligentes na sala de aula para os estudantes, podemos dizer que o estímulo da criatividade, a capacidade de resolver problemas, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a comunicação são habilidades que passam a ser melhor desenvolvidas.

Os ambientes inteligentes com inovações tecnológicas também oferecem:

  • ensino híbrido;
  • operações otimizadas e sustentáveis;
  • segurança, privacidade e proteção;
  • inteligência artificial.

A consequência desse cenário na educação demanda uma maior variação das atividades em salas de aula, que se tornaram um espaço dinâmico e interativo de aprendizagem.

Como transformar a educação em ambientes inteligentes?

É essencial que tudo comece com a conscientização da gestão escolar e, após a análise do cenário atual, é também importante verificar o que a escola tem e o que precisa adaptar.

Em seguida, é preciso estipular os objetivos da instituição para analisar como o avanço tecnológico será útil no alcance das metas e, então, investir em produtos tecnológicos conforme a demanda da escola. Entre os recursos e tecnologias que podem ser implantados na escola, é indicado:

  • uso de APIs (interface de programação de aplicações);
  • tecnologias de comunicabilidade;
  • cloud computing;
  • dispositivos móveis na aprendizagem e ensino;
  • análise do modo de aprendizagem a partir de dados (Learning Analytics);
  • análise preditiva para o desempenho do aluno (Predictive Analytics).

No processo de transformação dos ambientes inteligentes, é importante fazer uma transição progressiva das ferramentas presenciais para as virtuais.

Oferecer um treinamento das ferramentas tecnológicas aos professores também é fundamental para que tirem o máximo de proveito dos recursos, aumentando o interesse pela aplicação das estratégias e aprimorando o processo de aprendizagem dos alunos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe conosco nos comentários a sua experiência com os ambientes inteligentes!

Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn! Siga-nos para receber mais conteúdos como este.