Nova versão do Minecraft Education para Chromebooks

Nova versão do Minecraft Education para Chromebooks

Após um período de aulas online, muitas escolas e educadores têm adotado Minecraft Education Edition como uma das ferramentas de engajamento, inovação e participação dos alunos.

Nesse tempo, houve um aumento na busca em saber quando o jogo estaria disponível para o Chromebooks.
Por conta disso, a Microsoft lançou uma nova versão do Minecraft Education Edition compatível o sistema operacional Chrome OS. 

Agora disponível para dispositivos com os sistemas operacionais Windows 10, MacOS, iPadOS e Google Chromebook, a atualização do Minecraft Education conta com novos recursos para continuar fazendo parte do ensino remoto e híbrido até mesmo após a volta às aulas que vem sendo planejada por muitas instituições nessa nova fase de 2020. 

Os novos recursos contam com onze novas lições de STEM, idealizadas com a Federação Americana de Apicultura e desenvolvidas com o programa Kids and Bees que fazem parte da organização. A proposta desse projeto é apresentar aos alunos o mundo das abelhas, falando sobre polinização, colmeias e muito mais. 

Veja este vídeo e tenha uma ideia do que é o programa Kids and Bees da
Federação Americana de Apicultura.

Como obter Minecraft: Education Edition para Chromebooks 

Para instalar o Minecraft para Chromebooks em seu dispositivo é simples; basta acessar este link, que você será redirecionado para a página de download do aplicativo.

Essa versão do Minecraft: Education Edition para Chromebooks oferece os mesmos recursos que as outras versões, incluindo multiplayer com outras plataformas; para os que usam o aplicativo em modo colaborativo, com outros usuários em PCs ou iPads, por exemplo.

Minecraft para aprendizado remoto e híbrido 

A plataforma vai além de apenas um jogo. Também é utilizada como ferramenta de aprendizado que utiliza de forma sutil e simplificada de atividades que normalmente são vistas como algo complicado, como codificação por exemplo. E tudo aplicado e passado para os alunos de forma criativa, utilizando situações baseada em resoluções de problemas que estamos acostumados a ver na vida real.

 

Para os iniciantes no mundo do Minecraft

Caso você ainda não tenha tido nenhum contato anterior com o jogo, fique tranquilo, pois o Minecraft Education oferece um tutorial com todas as funcionalidades e comandos disponíveis. No caso dos professores, é possível ter acesso a modelos e padrões de aulas disponíveis para serem acessados no portal do Minecraft Education.

“Construímos novos relacionamentos com os alunos neste tempo de aprendizado remoto.”

James Protheroe, educador e mentor de Minecraft

Os educadores têm trabalhado duro para criar salas de aula inclusivas, interativas e atrativas. E esse trabalho fica ainda mais desafiador nos tempos atuais, já que os alunos estão tendo que se adaptar à aprendizagem em casa, longe do ambiente escolar, devido à pandemia.
Minecraft: Education Edition apoia o aprendizado socioemocional, dando aos educadores e alunos a oportunidade de socializar entre si, trazendo para o digital, uma experiência mais humana e sociável possível através de atividades em grupo dentro do jogo.

“Eles estão se ajudando de novas maneiras, e isso está fortalecendo as relações entre professores e alunos. Minecraft está ajudando-os a entender o que está acontecendo. Eles podem compartilhar seus pensamentos e raciocínio, descarregar o estresse e aprender em um ambiente seguro.” 

Milhares de professores em mais de 115 países usam Minecraft: Education Edition

A plataforma é utilizada com vários propósitos: inspirar seus alunos a aprender STEM, contar histórias, explorar a história e resolver problemas.

O objetivo de Minecraft: Education Edition

A proposta é fazer com que educadores possam deixar o ensino participativo ainda mais interativo, deixando seus alunos cada vez mais participativos; uma vez que o método torna possível a aplicação de conceitos teóricos em “missões” práticas e colaborativas dentro do jogo. Além do fato de que tudo pode ser acompanhado e assistido pelos pais e responsáveis de cada aluno, já que a magia do Minecraft passa a fazer parte da rotina dentro de casa.

Gostou do post e quer mais informações sobre como oferecer cursos de capacitação nas tecnologias citadas ao longo do artigo para os professores de sua escola? Então entre em contato conosco para saber mais detalhes!

Sobre o autor

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This