5 melhores estratégias de marketing educacional para você adotar
O marketing educacional é um segmento que combina estratégias, métodos e ferramentas para avaliar o mercado, adaptar os serviços de uma escola às necessidades de seus potenciais clientes e gerar uma proposta de valor. Significa transformar a instituição de ensino em uma marca para agregar valor e aumentar sua visibilidade.
Atualmente, grande parte das atividades de marketing educacional é feita digitalmente. Por isso, é mais importante do que nunca as escolas trabalharem a sua imagem online, mesmo aquelas cujo formato não dá grande importância às ferramentas digitais.
Todo mundo busca informações na internet sobre qualquer produto ou serviço que seja interessante, então cada escola deve aproveitar a oportunidade de oferecer a melhor versão de si mesma em resposta a essas buscas.
Continue a leitura a seguir e saiba mais sobre a importância do marketing educacional!
Qual é a importância de uma boa estratégia de marketing educacional?
O marketing tem dois objetivos específicos em uma escola: aumentar a quantidade de matrículas e conservar os alunos que já tem. No marketing, isso é chamado de aquisição e retenção. Os dois objetivos são importantes, pois não adianta focar em aumentar as matrículas se a instituição não está equipada para atender às expectativas geradas com suas mensagens.
Além de implantar um sistema de controle de qualidade, é importante que os professores recebam formação contínua, que o planejamento educacional esteja em dia e que os valores da escola estejam alinhados aos do seu público-alvo.
Como desenvolver um bom marketing para sua escola?
É preciso ter em mente que, qualquer decisão tomada, influenciará na imagem que as pessoas têm da escola, para pior ou para melhor. É por isso que a estratégia de comunicação deve ser cuidadosamente elaborada. Veja, a seguir, algumas dicas que poderão ajudar.
1.Marketing de experiência
A prática é, muitas vezes, associada somente a produtos tangíveis. Na educação, o marketing de experiência pode ser utilizado para mostrar o valor do serviço de um jeito prático, fornecendo mais confiança para quem tem interesse em realizar a matrícula.
Diversas estratégias podem ser adotadas, como aulas experimentais, tour presencial ou até mesmo um tour virtual pela escola. É aconselhável oferecer essas opções para os interessados, detalhando as principais qualidades do ensino e do local.
2.Marketing digital
É formado por várias tarefas ligadas à divulgação de produtos e marcas por meios completamente digitais. Ou seja, conteúdos relevantes sobre sua escola serão feitos e divulgados por meio de ferramentas tecnológicas.
Entre as principais estratégias que integram o marketing digital é possível citar: o SEO, o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing.
Essa estratégia aproxima a instituição dos estudantes que a frequentam, já que a nova geração está habituada a administrar informações de maneira online. Além disso, passa à comunidade uma imagem moderna e engajada da sua escola.
3.Mídias sociais
É fundamental criar uma conta no Instagram, Facebook e LinkedIn para sua escola e investir em divulgar a sua missão, o nome, os eventos e as conquistas. Quanto mais seguidores, melhor é a sua imagem online e, consequentemente, a sua imagem verdadeira.
4.Chatbots
A ferramenta agiliza o atendimento dos interessados em se matricular na escola. Com uma comunicação automatizada e precisa devido à Inteligência Artificial, esse serviço tende a ser cada vez mais eficiente e humanizado.
Ainda assim, é preciso ter uma equipe de atendimento, mas com o trabalho facilitado por essa tecnologia, já que as respostas são obtidas rapidamente pelos interessados. O potencial aluno tira suas dúvidas instantaneamente pelo chat, sem ter que pesquisar um e-mail ou telefone para contato.
5.Conteúdo em vídeo
Aposte em vídeos para se relacionar com os alunos já matriculados e com os que pretendem se matricular. Caso a escola não tenha recursos para comprar equipamentos profissionais de vídeo, utilize a câmera do celular.
Há muitos conteúdos que podem ser gravados. É possível realizar, por exemplo, gravações mostrando as novidades que a escola está implementando na sua área pedagógica ou estrutura. Aproveite para incluir os funcionários nessa produção, na frente ou atrás das câmeras.
Neste artigo, destacamos algumas dicas essenciais de marketing educacional para as instituições de ensino. Lembrando que é importante se atualizar constantemente sobre as inovações da área e adotar essas estratégias tanto na captação quanto no gerenciamento de permanência dos alunos. Dessa forma, poderá aumentar a força e competitividade da sua escola.
Para saber mais sobre o assunto, leia também: Projetos escolares: 4 dicas inovadoras para o ensino em sala de aula!