fbpx

A visão de futuro da Microsoft – nova interface e melhorias

A visão de futuro da Microsoft – nova interface e melhorias

Microsoft lança teaser de como planeja deixar sua interface futuramente para instigar a imaginação dos usuários. O layout e apresentação são de encher os olhos! Entretanto, não é só design que define a futuro, o propósito para melhorias no novo visual vai além de boa aparência. Confira mais detalhes neste post.

Na última terça feira, 22 de julho, a Microsoft divulgou um teaser mostrando uma prévia do que teremos em um futuro próximo. 

Ao longo de anos, a empresa vem fazendo mudanças e melhorando a aparência e funcionalidade do pacote Office. – chegada do modo noturno, a otimização da barra de ferramentas e o rebranding dos ícones – 
Com a intenção de reduzir a quantidade de elementos na tela que possam dificultar o foco de seus usuários em seus projetos, a nova interface apresentada envolve algumas grandes mudanças como o fim da “Ribbon” (menu/faixa de opções), presente desde 2007 até hoje nos aplicativos do pacote Office. 

“Desde sua criação, a fita tem sido uma experiência de assinatura, reunindo a intenção do usuário e o comando. Ele se originou no desktop, mas como o mundo e a vida das pessoas são inteiramente multiplataformas e multi-dispositivos, estamos reimaginando como é o comando consciente da intenção e do contexto no futuro”

“A próxima onda de mudanças do UX da Microsoft 365 irá ainda mais longe, desbotando as cores da marca dos cabeçalhos de aplicativos e explorando o comando adaptativo. Isso permite que você mova uma barra de ferramentas simplificada ao redor da tela para onde quer que você achar mais útil, usando a divulgação progressiva para revelar contextualmente comandos.” 

Jon Friedmanvice-presidente corporativo de design e pesquisa da Microsoft. (Para ler o artigo completo, clique aqui.) 

Além dessas alterações, a nova interface apresentará apenas um simples ícone na parte superior dos aplicativos para indicar qual item do pacote Office você está usando, e também, a barra de pesquisa (ou comando) centralizada na janela. A Microsoft já vem apresentando essa interface há algum tempo, um exemplo disso é o layout do Microsoft Teams, o qual estamos habituados a ver e usar.

– Por falar em melhorias, aqui está um artigo sobre mudanças e atualizações feitas no novo Microsoft Editor. (Clique aqui) –

Priorizando o foco, a concentração e eliminando ruídos

O objetivo de todas essas mudanças é a ideia de aumentar a produtividade, reduzindo distrações desnecessárias e focando a atenção nas tarefas.

“Ao longo de tudo, estamos fundamentando tudo o que construímos em pesquisas profundas sobre as nuances da atenção”, explica Friedman.

“Alguns momentos exigem uma concentração prolongada e sustentada. Outros, como muitos cenários móveis, são ideais para microtarefas. Ao projetar para vários estados cognitivos, experiências focadas em todo o ecossistema Microsoft 365 minimizam distrações externas, diminuem as auto-interrupções e o fluxo de partidas.” 

Jon Friedman.
 

 

Quando as novidades estarão disponíveis?

Ainda estamos sem uma data definida de quando exatamente chegarão essas mudanças nos aplicativos do Office, na web e em outros lugares do Microsoft 365.

A Microsoft também está “conduzindo estudos globais” para entender melhor como as necessidades de trabalho estão mudando durante essa pandemia e para ajudar a empresa a projetar seu software de acordo. 

É claro que a pandemia impactou a forma como a Microsoft projeta o Office para o futuro, e já vimos muitos recursos de equipes que apareceram rapidamente devido ao novo ambiente de trabalho.
“O futuro do Microsoft 365 mistura nossa trajetória planejada com mudanças em tempo real com base nas complexidades notáveis que 2020 caiu aos pés do mundo”, diz Friedman.
 

Bom, pelo que pudemos notar, as premissas básicas das alterações no futuro layout são: Simplificação, menos distrações e foco. – no celular e na web – 

Este foi apenas um teaser do que está por vir, contudo, esperamos ver muito mais nos próximos meses à medida que a Microsoft avança em seus planos e se adapta à pandemia.


Quer saber como aumentar a adoção do Microsoft Teams na sua instituição e manter seus professores atualizados sobre as ferramentas do Office 365?

Entre em contato conosco.

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *