fbpx

Tecnologia digital na educação: 3 principais razões para adotá-la

Tecnologia digital na educação: 3 principais razões para adotá-la

A presença da tecnologia digital na educação tem evoluído cada vez mais com o passar do tempo, impactando de forma positiva os resultados.

O fato é que, com o uso das ferramentas tecnológicas nas escolas, a comunicação se torna bem mais fácil e ágil, seja para a escola encaminhar um recado aos pais, uma tarefa e até mesmo para os pais se atualizarem sobre a vida escolar dos filhos.

Pensando na evolução da tecnologia no ambiente educacional, desenvolvemos este artigo para apresentar os benefícios que investir em ferramentas digitais e modernização pode proporcionar ao ensino. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Por que implementar a tecnologia na educação?

Para monitorar com precisão os jovens usuários digitais, as instituições de ensino devem adotar a tecnologia como uma ferramenta interna, não há como fugir disso.

Atualmente, as crianças e jovens aprendem em uma nova frequência, e os coordenadores e professores precisam se adequar a essa nova realidade

Sendo assim, entre as principais razões para incorporar tecnologia no ambiente educacional podemos citar as seguintes:

  1. melhora a interação entre aluno e escola — acompanha a nova era de crianças e adolescentes que estão constantemente ativos em redes sociais e internet no geral;
  2. facilita o monitoramento de desempenho — proporciona uma evolução na forma com a qual a escola lida com informações e questões relacionadas ao desenvolvimento escolar de seus alunos;
  3. otimiza o tempo dos professores — oferece plataformas para correção de redação e criação de tarefas, melhorando o trabalho dos educadores.

A seguir, listamos mais detalhadamente quais benefícios a tecnologia garante para as instituições de ensino. Veja!

Quais as vantagens de se adotar a tecnologia no ensino?

As ferramentas tecnológicas oferecem inúmeros privilégios para aqueles que o adotam, e na educação isso não é diferente. Veja, a seguir, os benefícios para estudantes, professores e gestores.

Estimula a criatividade

As instituições de ensino podem usar a internet como uma fonte rica de informações constantes na potencialização do ensino. Um bom exemplo disso é a apresentação de perfis de personalidades do ensino ou canais de vídeo, que estimulam a busca frequente por informações.

Possibilita personalizar os conteúdos

Os materiais são mais facilmente personalizados de acordo com a necessidade de cada turma, curso ou até mesmo de determinados alunos. Sem contar que o conteúdo é atualizado de forma mais dinâmica do que geralmente ocorre com materiais físicos.

Aumenta o interesse em aprender

Quando a escola oferece aulas atrativas e envolventes, com professores reconhecidos e uma estrutura ideal, torna- se fácil deduzir por que a evasão escolar é diminuída. Ao desenvolver o gosto pelo aprendizado nos estudantes, eles terão ânimo para ir à escola ou se preparar para provas e atividades, o que é uma enorme vantagem de utilizar a tecnologia em sala de aula.

Desenvolve autonomia

O uso de tecnologia na educação faz com que os estudantes sejam considerados agentes participantes no desenvolvimento do conhecimento, originando a autonomia no modo de aprendizagem e assimilação de novos conteúdos.

Melhora a capacidade de absorção dos conteúdos

Utilizar ferramentas digitais em sala de aula desperta a percepção dos alunos e, por meio de um equipamento de realidade virtual, o entusiasmo por determinada matéria pode ser aumentado e o aprendizado mais simplificado.

Entre as soluções tecnológicas que podem ser implementadas em sala de aula podemos destacar:

  • gravação de vídeos, em que os alunos são os protagonistas ou os “videomakers”;
  • aplicativos de jogos interativos de mímica, memória, coordenação motora, pintura e desenho, raciocínio lógico, entre outros; 
  • audiolivros, principalmente para as crianças que ainda não aprenderam a ler, é um ótimo jeito de ouvir as histórias de forma autônoma.

Se tem interesse em adotar ferramentas tecnológicas na sua escola, a Trivium pode ajudar nesse sentido, já que desenvolvemos projetos de consultoria em implantação das soluções de Cloud Computing da Microsoft. Entre em contato!

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *