fbpx

Sistema de gestão escolar: veja 3 soluções para sua escola

Sistema de gestão escolar: veja 3 soluções para sua escola

Ter um sistema de gestão escolar é essencial para aumentar a produtividade e a segurança das atividades. Apesar de papéis e planilhas de Excel serem eficientes, não são ferramentas tão completas como um software de gerenciamento.

Isso acontece porque papéis se danificam com muita facilidade e, por mais que uma planilha fique organizada, ela não é tão funcional quanto um sistema.

No entanto, é preciso analisar as soluções disponíveis para escolher a mais adequada para a sua escola. Neste post vamos apresentar alguns sistemas que podem ajudar na gestão da sua instituição de ensino. Confira!

1. Office 365

A Microsoft oferece soluções interessantes para administrar melhor uma escola. O Office 365 tem diversas ferramentas modernas que permitem otimizar o trabalho dos professores e o aprendizado dos alunos.

A seguir, vamos apresentar as principais ferramentas do Office 365.

OneNote

Essa ferramenta é um caderno digital que pode ser usado como assistente de Matemática. Com ele, o professor consegue explicar melhor para seus alunos as equações.

Skype

O Skype é uma ferramenta muito útil, pois permite fazer chamadas a longa distância e videoconferências, inclusive em grupo. Se você tem diversas escolas, pode utilizar esse recurso para fazer uma reunião com todas as unidades, no mesmo dia e horário.

Onedrive

É uma ferramenta de armazenamento na nuvem, com 1TB de espaço de armazenamento gratuito. Com o Onedrive, os professores e demais funcionários conseguem compartilhar documentos importantes com mais facilidade e de forma organizada.

Forms

Essa solução permite a criação de questionários e enquetes. Com o Microsoft Forms, é possível saber a opinião dos colaboradores sobre decisões importantes relacionadas à escola.

Teams

O Teams permite a organização de grupos e o gerenciamento de recursos do ambiente escolar.

Sway

É um recurso para a criação de apresentações interativas. Com ele, você pode utilizar toda a sua criatividade para desenvolver uma apresentação durante as reuniões.

2. Microsoft Dynamics 365

Esse é um sistema de gestão escolar bastante completo e eficiente. O Dynamics é uma solução para ERP e CRM em uma mesma ferramenta.

Com ele, as escolas podem otimizar os processos e melhorar os resultados. A ferramenta deve ser utilizada para registrar informações importantes, como os dados do rendimento dos alunos. Isso possibilita que a escola consiga acompanhar o desempenho dos estudantes e criar estratégias de aprendizagem mais eficientes.

Além do mais, o Dynamics permite ao gestor fazer todo o controle financeiro da escola. Essa função ajuda a manter as contas organizadas, o que é essencial para a instituição.

3. Azure

O Microsoft Azure é um serviço de computação na nuvem. O serviço foi lançado em 2008, mas ganhou esse nome apenas em 2014.

Atualmente, o Azure concentra toda a plataforma da nuvem da Microsoft e tem infraestrutura para a hospedagem de sistemas empresariais.

Para que serve

O Azure serve como um apoio tecnológico para a sua escola. Ele permite que todos os programas e arquivos fiquem armazenados em um dos seus datacenters espalhados ao redor do mundo.

Com o Azure você pode criar soluções e programas que funcionem diretamente no sistema, ou seja, na nuvem.

Mesmo em uma escola, onde não são criados produtos e serviços digitais, o Azure oferece uma excelente infraestrutura para o gerenciamento de informações. Essa tecnologia permite que todo o sistema sustentado por ela seja mais produtivo, pois a gestão é centralizada.

Como funciona

O Microsoft Azure é um serviço pago, que tem dois planos: um pré-pago e outro pós-pago. Esse fato permite que você pague apenas pelos serviços que utilizar — nem mais, nem menos.

Se você não tem muitos recursos financeiros para investir em um sistema de gestão escolar, não é um problema, pois é possível contratar apenas alguns módulos. À medida que a sua demanda aumentar, podem ser contratados outros serviços.

O Azure funciona com dois modelos: PaaS e laaS. Veja a diferença entre eles.

PaaS

Nesse modelo, o Azure oferece a plataforma necessária para rodar arquivos e programas na nuvem, utilizando a estrutura interna da empresa.

Nesse caso, a escola deve manter servidores principais internamente ou alugados de forma exclusiva.

laaS

Nesse modelo, toda a computação e o armazenamento são feitos na nuvem, dispensando a necessidade de datacenters internos.

Principais serviços do Azure

Agora que você entendeu o que é esse sistema, está na hora de conhecer os principais serviços oferecidos pela plataforma.

Máquinas virtuais

São sistemas operacionais que funcionam como um computador, mas todos os recursos dessas máquinas podem ser utilizados na nuvem.

Gerenciamento de rede

O Azure permite que todo o gerenciamento da rede interna seja feito por meio de um painel de controle.

Armazenamento e backup

O sistema permite a hospedagem e o backup de todos os arquivos da escola.

Streaming

Serviço de transmissão de vídeo online que permite à escola oferecer treinamentos para toda a equipe de forma correta.

Contêineres

São pacotes de códigos e ferramentas isoladas do sistema no qual fazem parte.

Bancos de dados SQL

São bancos de dados na nuvem inteligente, que permitem a migração de outros bancos sem a necessidade de alteração de aplicativos.

Análise de dados com Inteligência Artificial e Machine Learning

A Inteligência Artificial e o Machine Learning são serviços que permitem a análise de dados extremamente complexos.

IoT

A Internet das Coisas é outro serviço disponível no Azure. Esse recurso permite o monitoramento inteligente de máquinas e pessoas.

Um sistema de gestão escolar gera diversos benefícios à sua instituição. No entanto, é preciso contar com uma assessoria especializada para orientar você sobre as melhores opções para a sua escola.

A Trivium é especialista em consultoria e implantação de soluções de Cloud Computing. O foco da empresa está em escolas de todos os portes. Não escolha um sistema de gestão escolar antes de conhecer os serviços da Trivium.

Gostou do post e quer saber mais sobre os serviços da Trivium? Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!

Trivium

O blog da Trivium reúne todas as novidades sobre tecnologia educacional da Microsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *