fbpx

Robótica educacional: como aplicar essa ferramenta na sua escola?

Robótica educacional: como aplicar essa ferramenta na sua escola?

A robótica educacional é um recurso pedagógico capaz de auxiliar de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem. Isso é possível devido à capacidade da tecnologia de estimular o desenvolvimento de inúmeras habilidades nos estudantes.

Assim, o professor que utiliza a inovação em sala de aula conta com uma série de benefícios, como a possibilidade de vivenciar a experimentação e criar contextos favoráveis para a resolução de problemas reais. Sem contar que é possível, também, trabalhar de forma totalmente interdisciplinar, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento.

Se o seu objetivo é entender a importância da robótica educacional e como aplicá-la na escola, continue a leitura do post!

O que é robótica educacional?

De forma geral, a robótica educacional é responsável por criar ambientes de aprendizagem inovadores para a turma escolar. Assim, ela reúne materiais tecnológicos controlados por meio de um computador e um software capazes de programar o funcionamento de alguns modelos e metodologias que estimulam a criatividade dos alunos.

Para começar a aplicar a robótica em sala de aula, o professor deve, primeiro, apresentar um problema e orientar os estudantes a desenvolverem questões provocadoras, que tenham como objetivo solucionar o caso. Dessa forma, a ferramenta propicia um espaço organizado com máquinas e materiais, servindo como auxílio para a compreensão das disciplinas e seus conceitos.

Com isso, a robótica educacional carrega uma importância fundamental, pois serve como um método eficiente para o desenvolvimento de habilidades para o futuro dos alunos. Os educadores, nesse caso, também conseguem contar com a melhoria do planejamento, da pesquisa e da tomada de decisões relativas à elaboração do formato das aulas.

Como a robótica tem transformado a educação?

O instrumento pedagógico é capaz de oferecer à comunidade escolar a oportunidade de vivenciar experiências semelhantes às da vida real. Ou seja, ele promove a chance de solucionar problemas existentes — muito mais do que apenas observar as formas de resolução.

A robótica, portanto, pode servir como uma ponte eficaz para a elaboração do currículo das escolas. De acordo com a sua imponente inovação, ela permite aplicar a teoria e os conceitos aprendidos em sala de aula por meio de programas que simulam o mundo real, transformando significativamente a aprendizagem e tornando acessível os princípios tecnológicos para os estudantes.

Quais são os principais benefícios do ensino da robótica para os alunos?

Em consonância com os avanços das profissões do futuro, a robótica na educação consegue impactar positivamente a turma, favorecendo diversos setores, inclusive, os que dizem respeito ao mercado de trabalho e à vida profissional. Isso porque ela auxilia na superação de limitações de comunicação, fazendo com que os alunos consigam desenvolver aspectos ligados ao planejamento, execução e avaliação final do que foi ensinado.

Sem contar que a ferramenta também estimula a concentração, disciplina, persistência, responsabilidade, entre outras diversas capacidades. Ela é capaz, ainda, de tornar o estudante mais consciente de seu cotidiano, emponderando-o para resolver problemas concretos e obter conhecimento de forma autônoma. Tudo isso favorece o senso responsivo do indivíduo, fazendo com que o aluno seja o protagonista de seu próprio processo de aprendizagem.

Como visto, a robótica educacional oferece inúmeros benefícios para a vida escolar. Ela é responsável por propiciar um ensino voltado para a qualidade, servindo como um instrumento importante para impactar o futuro profissional do estudante.

CURTIU ESSE ARTIGO?

Compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nossas páginas no Facebook e LinkedIn, assim as publicações do blog aparecerão no seu mural de atualizações!  🙂

Trivium

O blog da Trivium reúne todas as novidades sobre tecnologia educacional da Microsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *