fbpx

Onenote para professores e a otimização do trabalho em sala de aula

Onenote para professores e a otimização do trabalho em sala de aula

Na educação, a capacidade de organização é uma habilidade necessária no processo de aprendizagem. Nesse sentido, o uso do OneNote para professores como ferramenta de ensino nas salas de aula tem o objetivo principal de facilitar o conhecimento, já que é versátil e se adapta às preferências de anotações de qualquer pessoa.

Cada vez mais, os professores estão inovando em suas apresentações e trazendo os alunos para a era digital por meio de recursos tecnológicos, como tablets e aulas interativas. Acompanhe a leitura deste post e saiba mais sobre o que é o OneNote, as suas funcionalidades e os seus benefícios para o ambiente educacional!

O que é o OneNote?

O OneNote é um caderno digital projetado para manter todo o seu conteúdo em um só lugar, funcionando perfeitamente com a nuvem para permitir que você acesse suas anotações a qualquer hora e em qualquer dispositivo.

Para professores e alunos, isso os capacita a acessar rapidamente os recursos e o conteúdo da sala de aula, facilitando as pesquisas para encontrar o que procuram naquele momento.

Além disso, o OneNote permite a flexibilidade de se envolver em uma aula de várias maneiras em um só lugar; utilizando tinta digital para anotações manuscritas ou para desenhar diagramas, inserir imagens, conteúdo de vídeo e links ao vivo, tudo facilmente acessível.

Como o OneNote é usado na sala de aula?

Usar o OneNote na sala de aula ajuda a economizar o tempo e o dinheiro das escolas. Já se foram os dias em que a equipe fazia fila na copiadora todas as manhãs e distribuía quantias caras de impressões e xerox. Atualmente, o conteúdo é transmitido após alguns cliques simples.

Assim, os professores podem definir tarefas em sala de aula, distribuir e marcar atividades ou dever de casa e fornecer feedback de modo mais eficiente, combinando a forma escrita à mão, digitada ou até verbal com gravações de áudio.

Ao incorporar o OneNote às rotinas diárias da sala de aula, é possível mudar para um ambiente sem papel e com baixo custo, enquanto aprimora o desempenho e o envolvimento do aluno. A seguir, listamos mais algumas vantagens que a ferramenta proporciona.

Caderno de aula para alunos e professores

Os cadernos de aula têm uma finalidade dupla, aos alunos fornece um espaço de trabalho pessoal, onde eles podem gravar anotações e tarefas da aula, já para os professores, um espaço de conteúdo onde podem colocar documentos e recursos apenas para leitura, unidos a um ambiente de colaboração que permite a comunicação com toda a turma. Ainda, o seu uso é um ótimo recurso para desenvolver atividades em grupo!

Biblioteca de conteúdo

Trata-se de uma guia que pode ser acessada por todos os alunos e professores. A biblioteca de conteúdo pode ser vista como um “arquivo” pelo qual os alunos podem acessar planilhas e materiais de estudo.

Ainda, é possível que vejam a Biblioteca de conteúdo, mas apenas os professores podem adicionar, excluir ou alterar o conteúdo. Nesse sentido, os alunos conseguem copiar atribuições e ativos para seus próprios espaços privados.

Explicação com tinta digital

O aprendizado é complicado e o OneNote fornece as ferramentas de formato livre para ajudar o professor e seus alunos.

Frequentemente, os professores coletam artefatos para a aprendizagem — o OneNote é excelente nisso — e buscam combinar, recombinar e assimilar novas informações. Aprender é inovar, criar significado e refletir, e não apenas transcrever palavras com um teclado.

Apresentação sem fio

Possibilita apresentar um conteúdo livremente em sala de aula usando Miracast com um tablet, ou seja, a tecnologia possibilita, em ambientes presenciais, a livre circulação ao redor da sala, proporcionando um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e responsivo para professor e alunos.

Pesquisa e marcação

Colocar as anotações no OneNote é uma coisa, mas o verdadeiro valor de fazer anotações é ser capaz de recuperar essas informações, à vontade, quando e onde você precisar.

Com o OneNote, suas notas podem ser pesquisadas. Além disso, você pode marcar suas notas com marcas prontas ou criar suas próprias marcas personalizadas para localizar facilmente notas específicas. Ainda, o OneNote pesquisa até mesmo o texto dentro de imagens (OCR) e em notas manuscritas legíveis.

Espaços estudantis

Na barra lateral esquerda, os professores podem ver a área de trabalho de cada aluno, que contém as guias criadas durante a configuração original do bloco de aula.

Mas os alunos podem ver apenas seu próprio espaço de trabalho, enquanto os professores têm acesso ao espaço de trabalho de cada aluno.

Esses espaços dão aos alunos a liberdade de trabalhar e serem produtivos da maneira que melhor lhes convêm, além de dar aos professores a capacidade de visualizar, avaliar e comentar as tarefas instantaneamente.

Caderno de funcionários para líderes escolares

Os cadernos da equipe fornecem um espaço de trabalho pessoal para cada membro da turma e um espaço colaborativo para todos.

Imagine ter todas as políticas e procedimentos de sua instituição em um único lugar, que pode ser facilmente acessado por todos os funcionários, fornecendo conteúdo somente para leitura que pode ser atualizado facilmente e áreas colaborativas para incorporar calendários e agendas de funcionários.

Acessibilidade integrada

Outro benefício adicional de usar o OneNote na sala de aula são os recursos acessíveis embutidos, o que significa que cada aluno ou professor pode acessar o conteúdo de uma forma especializada para suas próprias necessidades de aprendizagem individuais.

Usando ferramentas como o leitor imersivo, ditado e Microsoft Translate, os professores podem otimizar o tempo da sala de aula e ter a certeza de que todos os alunos podem consumir o conteúdo, independentemente da capacidade de trazer o foco para aprimorar seu aprendizado e tempo para interagir com os alunos.

Como você pode ver, o OneNote for Education tem potencial ilimitado — e as funcionalidades apresentadas são apenas uma parte dos benefícios que a ferramenta pode proporcionar aos professores e alunos.

Se a sua instituição deseja aproveitar as vantagens do OneNote para professores e do Office 365, ficaremos felizes em ajudar! A Trivium oferece variadas soluções para tecnologia educacional, entre em contato conosco.

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *