fbpx

Motivação para professores: 3 ideias para colocar em prática na escola

Motivação para professores: 3 ideias para colocar em prática na escola

Embora os alunos sejam o principal foco de uma escola e acabem tomando maior parte do tempo da gestão, é preciso voltar o olhar para o corpo docente também. Nesse sentido, a motivação para professores é um investimento estratégico que a escola pode — e deve — fazer, já que refletirá significativamente na rotina com os alunos e no bom funcionamento da entidade como um todo.

Mas como disponibilizar ferramentas de desenvolvimento que façam a diferença na vida e na carreira de cada educador? Se você tem dúvidas sobre o assunto, confira as 3 dicas que preparamos sobre como oferecer motivação para professores. Boa leitura!

1. Ofereça uma formação continuada

Os desafios dos professores e sua realidade em sala de aula mudam constantemente. Isso traz a necessidade de que o corpo docente nunca pare de estudar.

Uma escola que se preocupa com a motivação dos professores é aquela que oferece suporte para o desenvolvimento de habilidades do corpo docente, permitindo que ele se mantenha atualizado e expanda seus conhecimentos.

Portanto, é ideal que sua escola crie uma política para formação continuada, oferecendo palestras, workshops e benefícios que incentivem os educadores a buscar novos conhecimentos constantemente.

2. Dê feedbacks constantes

O diálogo aberto é um diferencial que retém professores e colabora com a motivação deles. Assim, é papel da gestão oferecer um ambiente acolhedor para que o corpo docente se sinta à vontade em trocar experiências, dar e receber feedbacks.

Com isso, muitas escolas vêm criando uma metodologia de retornos periódicos para os professores, além de deixar os profissionais à vontade para se abrir a qualquer momento, independentemente de processos formais de feedbacks.

Mas é importante que a escola crie um relacionamento próximo com o corpo docente, prezando pela transparência na comunicação e resolução de problemas de forma amigável. Isso trará segurança para os professores e impactará em seu rendimento e qualidade de ensino.

3. Invista em tecnologias que dão suporte ao ensino

A tecnologia já é uma realidade em muitas escolas, ainda que vista como uma tendência e não como uma prática em si. Com o início da pandemia, os colégios se viram obrigados a implementar ferramentas para manter suas atividades e os professores precisaram se adaptar às pressas.

Mas uma entidade transformada pela tecnologia não é só aquela que oferece ensino remoto para seus alunos. A escola do futuro implementa ferramentas de ponta que dão suporte ao ensino — a começar pelos professores.

Além de ser vital para a sobrevivência das escolas, implementar tecnologias de apoio é um fator decisivo para a motivação dos professores. Portanto, a dica aqui é investir em plataformas que modifiquem o modo como os docentes preparam suas aulas, avaliam os alunos e fazem a gestão de sua rotina de sala de aula.

Como vimos, a motivação para professores é importante porque impacta em toda a dinâmica escolar, trazendo melhor rendimento para o corpo docente e, consequentemente, para os alunos.

O conteúdo foi útil? Sua escola tem oferecido programas que motivam os professores? Que tal começar pela capacitação em tecnologia?

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *