fbpx

Guia de ferramentas de aprendizagem Microsoft Education

Guia de ferramentas de aprendizagem Microsoft Education

Ensinar com qualidade e obter os melhores resultados de estudo com todos os alunos é o objetivo de todo educador. Para isso, as escolas podem contar com diversas ferramentas de aprendizagem Microsoft Education como pilares da tecnologia educacional.

As tecnologias já estão presentes em praticamente todas as áreas da vida dos estudantes desde o nascimento. Por isso, os chamados nativos digitais esperam que as instituições ajudem a desenvolver as suas competências usando ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem.

É importante que isso vá desde a produção de conteúdo até a aplicação prática do conhecimento. Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer as ferramentas de aprendizagem da Microsoft que podem ser usadas nos estudos. Boa leitura!

Micro:bit

O micro:bit é um computador programável de bolso, desenvolvido pela BBC do Reino Unido. Ele foi criado visando despertar a curiosidade de crianças e adolescentes pela programação e, com isso, inspirar jovens a aprimorar a criatividade digital. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de uma geração de empreendedores inovadores.

Com essa tecnologia, os alunos podem criar programas por meio da combinação de blocos e códigos pré-definidos e classificados de acordo com a função: controle dos botões, música, sensores, entre outros.

Quem ainda está aprendendo a linguagem de programação pode usar o JavaScript Blocks Editor — uma ferramenta ideal para os iniciantes. O aluno ainda pode modificar o modo de visualização e ver os códigos na linguagem JavaScript.

Outra opção para os mais inexperientes é a linguagem Phyton. Além de muito simples e fácil de aprender, ela possibilita que o usuário aplique todos os recursos do JavaScript Blocks Editor e outros ainda mais avançados.

Nas escolas, o micro:bit incentiva os estudantes a se interessarem por tecnologia. Ele pode ser usado para modernizar os métodos educacionais, criando um grande interesse nos estudantes por inovação e empreendedorismo.

Minecraft Education

O Minecraft Education é uma versão educativa do jogo de blocos criada para ser usada em sala de aula. Com essa opção, os professores podem aproveitar as possibilidades que o jogo oferece para deixar as aulas mais lúdicas e divertidas, estimulando a criatividade, o aprendizado, a colaboração e a solução de problemas.

Para aproveitar o Minecraft em sua totalidade, é necessário desenvolver muitas habilidades que são importantes para professores que desejam criar formas criativas de envolver seus alunos. Ao levar a ferramenta para a sala de aula, é possível incentivar os estudantes a aprender por meio da exploração de um ambiente divertido e familiar.

A versão educativa oferece para professores e alunos que nunca jogaram Minecraft um breve tutorial que orienta sobre os comandos a as funcionalidades do jogo de forma simples e amigável antes de eles entrarem no mapa.

Os educadores que ainda não sabem como usar o Minecraft Education nas aulas podem acessar o suporte online que fornece ideias de currículos para serem empregados de acordo com cada faixa etária.

Microsoft Intune for Education

O Microsoft Intune for Education é uma das ferramentas de aprendizagem da Microsoft mais utilizadas no ensino. Esse é um serviço Mobile Device Management (MDM) de gerenciamento baseado em nuvem.

O Intune oferece dispositivos móveis para escolas que ajudam educadores e estudantes a se manterem produtivos em sala de aula e preserva os dados dos alunos seguros. Com o sistema, a instrução de ensino pode:

  • gerenciar o uso de desktops e dispositivos móveis pelos alunos que desejam acessar as informações de sala de aula;

  • configurar e disponibilizar os aplicativos que os estudantes usam na escola;

  • controlar como alunos e professores acessam e compartilham dados da sala de aula;

  • aplicar requisitos de segurança para aplicativos e dispositivos.

O portal Intune para educação permite a integração entre aplicativos, usuário e desenvolvedor. Além disso, os professores podem avaliar o progresso dos alunos diretamente nos dispositivos de sala de aula.

Microsoft Azure

O serviço da Microsoft Azure surgiu com o aumento da demanda por computação em nuvem e com o desenvolvimento dessa tecnologia nos últimos anos. A plataforma permite elaborar, aprimorar e armazenar aplicativos de forma eficaz, simples, rápida e econômica.

O grupo de serviços auxilia as escolas a simplificarem sua infraestrutura de tecnologias da informação, atingindo os melhores resultados e economizando recursos. Apesar de o aplicativo rodar na nuvem, ele funciona como se estivesse no próprio desktop.

Por esse motivo, não são necessárias diversas instalações e processamentos, pois são feitos diretamente na versão virtual. Assim, o Microsoft Azure funciona como um suporte tecnológico aos gestores e educadores.

O abrangente conjunto de serviços em nuvem do Microsoft Azure permite que os professores criem, implantem e gerenciem aplicativos em sala de aula. Dessa forma, o serviço pode ser usado para auxiliar as aulas e ajudar as escolas a resolverem desafios educacionais.

Office 365 Education

Outra importante ferramenta de aprendizagem da Microsoft, o Office 365 Education é um serviço baseado em nuvem desenvolvido para auxiliar as escolas a aumentar a produtividade dos alunos, com confiabilidade e segurança.

A plataforma permite a integração dos principais softwares da Microsoft, como o Word, PowerPoint, Excel, Forms, One Note, entre outros. O objetivo é otimizar desde a preparação da aula até a interação entre alunos e professores. Os usuários podem acessá-la de qualquer computador com acesso à internet.

O serviço centraliza todas as criações em um único lugar e faz com que elas se convertam em ações transformadoras do processo de ensino e aprendizagem. Para os alunos, a compilação de programas permite a criação, o compartilhamento e a colaboração em trabalhos escolares.

Com isso, professores e estudantes se tornam mais colaborativos no processo educacional. Além disso, alguns pacotes permitem criar planos de aula, socializar e desenvolver novas formas de ensinar e aprender.

Conhecer e utilizar as ferramentas de aprendizagem da Microsoft é muito importante para desenvolver todo o potencial dos estudantes. Além disso, elas permitem que o professor tenha mais recursos e tempo para ensinar, pois é possível criar uma sala de aula personalizada e inclusiva, permitindo que os alunos se tornem mais autodidatas e confiantes.

Gostou de saber mais sobre essas ferramentas? Quer contar com o auxílio de uma consultoria que desenvolve projetos para a implantação das soluções de Cloud Computing da Microsoft? Então entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Trivium

O blog da Trivium reúne todas as novidades sobre tecnologia educacional da Microsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *