fbpx

Entenda a importância das atividades lúdicas na educação

Entenda a importância das atividades lúdicas na educação

Realizar atividades lúdicas na educação traz muitos benefícios para os professores e, principalmente, para os estudantes. Dessa forma, certos exercícios fortalecem a relação social e o vínculo afetivo das crianças com seus mediadores.

Além disso, o lúdico também estimula a criatividade, a expressão e a forma como o aluno lida com a aprendizagem. Nesse caso, é notado maior entusiasmo e interesse pelos conteúdos e, inclusive, pela escola como um todo. 

Quer saber mais? Então, continue a leitura e entenda qual é a importância das atividades lúdicas na educação. Acompanhe!

Descubra a importância das atividades lúdicas na educação

Por meio da inserção de atividades lúdicas em sala de aula, o professor tem a chance de promover a melhoria do desenvolvimento psicológico, social e cognitivo dos alunos. Isso porque as crianças contam com um espaço seguro para criar e expressar os seus sentimentos diante do mundo.

Utilizar a brincadeira como ferramenta de aprendizagem também é uma excelente maneira de estimular o interesse e atrair cada vez mais a atenção para o conhecimento. O brincar, para muito além de ocupar o tempo livre, proporciona um maior entendimento das regras sociais e favorece o respeito de si e dos outros.

Conheça cinco atividades lúdicas para aplicar na escola

Existem diversas opções de atividades lúdicas para inserir na rotina e tornar o processo de aprendizagem muito mais divertido e atrativo para os estudantes. A seguir, separamos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa. Confira!

Jogos

Inserir alguns jogos ao ar livre, como futebol, vôlei, queimada, entre outros, é uma excelente forma para desenvolver diversas capacidades nos alunos. É possível, por exemplo, ensinar o respeito às regras e fazer com que a criança entenda mais sobre os seus limites e a sua atuação no mundo. 

Arte

Usar a arte no dia a dia incentiva o lado criativo e a autoestima, além de facilitar o aprendizado das noções de cooperação e persistência. E, sem dúvida, naturalmente os estudantes estarão muito mais engajados para conhecer o seu lado artístico e mostrá-lo sempre que surgir alguma oportunidade.

Gincanas

Por meio das gincanas, o educador potencializa o processo de aprendizagem ao estimular o desenvolvimento de habilidades nos alunos. Com isso, aprender e trocar conhecimentos fica muito mais divertido, fazendo com que a turma se envolva de forma integral e abrace a causa do evento — que pode reunir todo o ambiente escolar.

Recursos multifuncionais

Atualmente, muitas instituições de ensino oferecem recursos multifuncionais que tornam a atuação do professor muito mais efetiva. Contando com materiais didático-pedagógicos e instrumentos tecnológicos, é possível educar utilizando jogos e brincadeiras interativas que tenham como objetivo um aprendizado multidisciplinar.

Ferramentas digitais

Outra excelente opção para as atividades em sala de aula são as ferramentas digitais, ou os jogos educativos. Com elas, o ambiente escolar torna-se muito mais desafiador e atrativo, promovendo também a participação ativa dos alunos na captação de conhecimentos significativos para o aprendizado.

Como visto, as atividades lúdicas na educação são inovadoras — tanto para as crianças quanto para os educadores. Lembre-se de que é essencial inserir os exercícios no dia a dia escolar para que os efeitos sejam ainda melhores. O importante é considerar que a maneira de aprender brincando é muito mais prazerosa e interessante para os estudantes.

Gostou do conteúdo? Então, entenda também o que é a personalização do ensino e quais são os seus benefícios

Compartilhe com seus amigos e siga nossa página no Facebook e no LinkedIn levando mais informações para os seus colegas de trabalho!

Até a próxima!

Trivium

O blog da Trivium reúne todas as novidades sobre tecnologia educacional da Microsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *