fbpx

Ensino colaborativo: qual a importância e como implementar?

Ensino colaborativo: qual a importância e como implementar?

O ensino colaborativo é uma metodologia que está ganhando espaço nas instituições educacionais. O objetivo desse método é substituir a postura passiva dos estudantes, que apenas recebem o conhecimento dos professores, por uma atitude participativa, de modo que eles se tornem protagonistas do processo de aprendizagem.

Desse modo, os alunos, os pais e a escola atuam em conjunto para construir o conhecimento. Essa metodologia traz mais autonomia para os estudantes, aumenta o engajamento nas aulas e potencializa o aprendizado, contribuindo para um desenvolvimento completo.

Neste artigo, traremos algumas dicas de como aplicar o ensino colaborativo nas escolas. Confira!

Criar uma cultura de colaboração

Para que o ensino colaborativo ocorra, é necessário criar uma cultura de colaboração na escola. Como essa metodologia representa uma mudança, somente com o tempo e com a transformação dos métodos é possível chegar aos resultados desejados.

Os canais de comunicação precisam estar abertos, permitindo que professores, alunos e pais deixem suas observações. Além disso, é importante dar espaço para tirar dúvidas, compartilhar dificuldades e construir o conhecimento de modo conjunto.

Capacitar os professores

O papel dos professores é modificado nessa metodologia educacional, portanto, é fundamental capacitá-los para atuar nesse novo cenário. Eles atuam como mediadores no processo de ensino, não sendo apenas os transmissores de conhecimento. Essa nova função requer competências diferenciadas, que precisam ser desenvolvidas.

Sendo assim, é essencial investir no treinamento dos professores. Eles precisam entender como funciona esse novo método, quais são as demandas diferenciadas, que estratégias usar para promover a colaboração na sala de aula, entre outros conteúdos relevantes sobre o tema.

Explicar a estratégia para pais e alunos

Além de capacitar o corpo docente, é importantíssimo explicar a estratégia para pais e alunos. As famílias devem compreender a importância dessa mudança e os benefícios que ela pode trazer para o desenvolvimento dos filhos.

Os estudantes também precisam compreender qual será o novo papel deles nessa metodologia, afinal, agora eles terão participação ativa no processo de aprendizagem. Com essa compreensão, a adaptação tende a ser positiva, trazendo bons resultados para a instituição.

Utilizar recursos tecnológicos

Os recursos tecnológicos são uma forma interessante de fomentar o ensino colaborativo. É possível utilizar ferramentas diferenciadas para engajar os estudantes nos conteúdos e promover o espírito colaborativo entre eles.

Uma possibilidade é a criação de um blog, no qual todos os estudantes podem se envolver para criar conteúdos diversificados, como textos, fotos e imagens. Esse é um modo de colocar todos os alunos para participar do projeto e, ainda, produzir materiais que podem ser disponibilizados para pais e colegas.

Neste artigo, conhecemos o ensino colaborativo e de que maneira ele pode ser aplicado nas escolas. Essa metodologia é um diferencial para a instituição, pois coloca os estudantes como protagonistas e melhora a qualidade do processo de aprendizagem. Portanto, é interessante investir nesse método e capacitar professores e alunos para atuar dessa nova maneira.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse tema? Então, curta a nossa página do Facebook e receba outros conteúdos relevantes sobre metodologias educacionais!

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *