fbpx

Conheça o papel da tecnologia na educação infantil

Conheça o papel da tecnologia na educação infantil

Atualmente, as crianças já nascem conectadas e aprendem com facilidade. Muitas apresentam interesse em plataformas como o YouTube, jogos eletrônicos e redes sociais.

Personalidade, curiosidade aguçada e mais capacidade de resolver problemas são as características mais marcantes dessas crianças desde bem pequenos. Por isso, é preciso usar cada vez mais a tecnologia na educação infantil.

O contato com as novas mídias faz com que as crianças contemporâneas se interessem pela inovação e pelo aprendizado. Se bem usada, a tecnologia permite que elas desenvolvam vocabulário, ampliem seu leque de interações e criem soluções complexas.

Dessa forma, este conteúdo vai mostrar como a tecnologia exerce influência na educação infantil. Aproveite a leitura!

Benefícios da tecnologia na educação infantil

Hoje já existe uma grande variedade de ferramentas que permitem usar a tecnologia no ambiente escolar infantil. Isso dependerá apenas da possibilidade de investimento e da criatividade dos professores e de outros profissionais da área. São muitas as vantagens da parceira entre tecnologia e ensino!

Estimula a criatividade

Muitos canais e aplicativos disponibilizam jogos educativos, histórias infantis e músicas didáticas que estimulam a criatividade das crianças.

Assim, a introdução da tecnologia no ambiente escolar permite que os pequenos se sintam mais motivados para aprender e sejam estimulados a inovar durante as atividades planejadas pelos educadores.

Proporciona aulas mais atrativas

Muitas crianças já estão acostumadas a utilizar os aparatos tecnológicos desde muito novas. Por isso, elas não se sentem tão entusiasmadas com aulas completamente expositivas.

Dessa forma, os pequenos se sentem muito mais motivados e animados quando estão na presença de ferramentas tecnológicas. As aulas se tornam mais interativas e é muito mais fácil captar a atenção de todos, tornando as atividades mais produtivas e promovendo o aprendizado.

Melhora o rendimento escolar

Alunos mais interessados passam a participar e a interagir mais. Com isso, o desempenho individual tende a melhorar e a criança conquista mais confiança, aumentando o interesse pela escola e pelos conteúdos abordados.

Para elevar o rendimento e motivar os alunos, é importante identificar suas necessidades e suas familiaridades. Assim, é possível apresentar assuntos relevantes e usar as tecnologias com que os alunos já estão habituados.

Maneiras de aplicar a tecnologia na sala de aula

Existem muitas possibilidades de usar a tecnologia na educação infantil. Conhecê-las e entender como inseri-las no aprendizado das crianças é fundamental para o sucesso da metodologia de ensino.

Utilizar as redes sociais

As redes sociais podem ser usadas de forma educativa. Para isso, o educador pode criar perfis para informar a classe sobre as atividades do dia ou para divulgar um projeto. Depois, esses perfis podem ser usados para mostrar para outras pessoas o que os alunos estão aprendendo, o que incentiva todos a participarem dos trabalhos.

Proporcionar leitura online

Um dos principais benefícios da tecnologia é possibilitar que as crianças tenham acesso a diversos tipos de livros ou histórias. Isso facilita o início da alfabetização, especialmente porque é possível focar nos temas em que o aluno tem mais interesse.

Muitos textos com imagens são disponibilizados online e gratuitamente por livrarias, editoras e bibliotecas virtuais. E, além disso, muitos desses materiais de leitura já vêm com atividades interativas relacionadas ao conteúdo apresentando.

Trabalhar com vídeos interativos

As mídias digitais podem ser usadas para apresentar vídeos didáticos e interativos que mostram os conteúdos de forma simples e clara. Além disso, os próprios alunos podem produzir vídeos com o auxílio dos professores e se tornarem protagonistas do processo de ensino.

Ou seja, a tecnologia pode realmente fazer parte do dia a dia escolar. É importante lembrar que o gestor da escola e os educadores precisam ser capacitados para utilizar a tecnologia na educação infantil. Inserir novas técnicas na prática pedagógica altera o cotidiano escolar e os professores devem adquirir conhecimentos para que os alunos se beneficiem desses recursos.

Como você utiliza a tecnologia na educação infantil? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência!

Gostou de nosso conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e siga nossa página no Facebook e no LinkedIn levando mais informações para os seus colegas de trabalho!

Trivium

O blog da Trivium reúne todas as novidades sobre tecnologia educacional da Microsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *