fbpx

Competências do século XXI: conheça as mais procuradas pelo mercado

Competências do século XXI: conheça as mais procuradas pelo mercado

Há pouco mais de 50 anos, para ter uma carreira de sucesso, era preciso basicamente de muita força de vontade e dedicação nos estudos. O tempo passou e o mercado começou a exigir constantes capacitações profissionais e, atualmente, é preciso muito mais. Para que os seus alunos se destaquem em suas carreiras futuras, é preciso que você conheça as competências do século XXI e saiba como ajudá-los a desenvolvê-las.

Por isso, vamos mostrar algumas características muito importantes e que são bastante apreciadas no mercado de trabalho atual, principalmente para jovens que estão começando a sua vida profissional e não têm experiência.

Resolução de problemas complexos

O mundo como conhecemos muda constantemente e saber resolver problemas complexos de forma rápida e eficiente é uma das características mais procuradas no mercado de trabalho atual. As empresas procuram por colaboradores que percebam os problemas e criem estratégias criativas para revolvê-los de forma eficaz.

Primeiramente, é preciso fazer com que os seus alunos saiam de sua zona de conforto. Monte equipes e exponha um problema ao qual eles não estão familiarizados. Faça com que os estudantes pesquisem muito e discutam entre si para buscar uma solução clara e objetiva. Aplicativos de aprendizagem e jogos também são excelentes maneiras de melhorar a velocidade e a capacidade de raciocínio.

Pensamento crítico

Outra capacidade muito procurada é o pensamento crítico. Antigamente, bom funcionário era aquele que fazia o que lhe mandavam sem questionar. Hoje, o mercado quer profissionais que tenham atitude e saibam tomar as melhores decisões. É imprescindível ter uma opinião formada e saber transmiti-la.

Uma boa forma de melhorar essa área é por meio de discussões em sala de aula, fóruns ou redes sociais. Pode ser sobre um livro, uma série ou um filme. Faça com que seus alunos conversem entre si e expressem a sua opinião sobre determinados assuntos. Essa também é uma ótima maneira de estimular a comunicação.

Atitude empreendedora

Você deve estar se perguntando o motivo de uma empresa buscar um profissional empreendedor, não é mesmo? Eles são vários. As principais qualidades dos empreendedores são a coragem de buscar e vencer desafios, serem proativos e sempre focarem em seus objetivos, o que é excelente nos negócios.

Muitos já nascem com o chamado “espírito empreendedor”, mas é possível desenvolver essa característica. Incentive a solução de problemas do cotidiano em equipe por meio de projetos práticos e exposições. Faça com que seus alunos mostrem como eles resolveriam uma situação. Simular pequenos negócios também é uma forma de aprender como superar obstáculos.

Orientação por resultados

Se o seu aluno já é um empreendedor nato, provavelmente já tem a característica de buscar resultados. Essa é uma qualidade muito procurada pelas empresas, especialmente no setor de vendas. De fato, são várias as que estimulam essa competência por meio de metas e premiações.

Estabeleça algumas metas, como ler certa quantidade de livros e expor para o restante da sala o que mais achou interessante. Em aulas de português, é interessante criar concursos sobre a criação de textos e premiar o aluno que mais se destacar. Com certeza os outros se sentirão desafiados.

Criatividade

Por fim, temos talvez a mais importante de todas as qualidades que um profissional precisa ter. Ao ser uma pessoa criativa, é mais fácil desenvolver as características citadas anteriormente. Além disso, por meio da criatividade, é possível enfrentar os desafios que se apresentarem de forma mais rápida e eficiente.

Procure integrar diversas disciplinas — como arte, português e história. Enquanto alguns alunos desenvolvem um conteúdo baseado em fatos, outro grupo pode fazer ilustrações para o tema. Por meio de um software de edição e criação de imagens, eles podem soltar a imaginação.

Como você percebeu ao longo deste post, são várias as competências do século XXI que as empresas procuram em um bom profissional. Se você quiser que seus alunos se destaquem em um mercado tão disputado, não deixe de seguir nossas dicas e estimule essas qualidades em sala de aula.

Gostou de conhecer as competências do século XXI e percebeu que seus alunos estão conseguindo ótimos resultados? Então deixe seu comentário e compartilhe com a gente!

Trivium

O blog da Trivium reúne todas as novidades sobre tecnologia educacional da Microsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *